segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Feliz Natális a todos....

Natal é uma das datas universais comemorada em quase todo o planeta! Como a cultura e costumes da humanidade são dinâmicos, o tempo passou e muitos aspectos da data mudaram e hoje poucos se lembram que o ato de presentear remete aos presentes que os 3 Reis Magos levaram a Cristo no ato de seu nascimento. Do latim 'natális', derivada do verbo 'nascor, nascéris, natus sum, nasci', significando nascer, ser posto no mundo. Como adjetivo, significa também o local onde ocorreu o nascimento de alguém ou de alguma coisa. Como festa religiosa, o Natal, comemorado no dia 25 de Dezembro desde o Século IV pela Igreja ocidental e desde o século V pela Igreja oriental, celebra o nascimento de Jesus e assim é o seu significado nas línguas românicas - italiano 'natale', francês 'noël', catalão 'nadal', espanhol 'natal'( navidad de J.C), português 'natal'.

Em inglês, a palavra que designa o Natal - 'Christmas' - provém das palavras latinas 'Cristes maesse', significando em inglês 'Christ's Mass", missa de Cristo. Muitos historiadores localizam a primeira celebração em Roma, no ano 336 D.C.
De 'natális' deriva também 'natureza', o somatório das forças ativas em todo o universo.

Segundo estudos, a data de 25 de Dezembro não é a data real do nascimento de Jesus. A Igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam por altura do solstício de Inverno.
Assim, em vez de proibir as festividades pagãs, forneceu-lhes um novo significado, e uma linguagem cristã. As alusões dos padres da igreja ao simbolismo de Cristo como "o sol de justiça" (Malaquias 4:2) e a "luz do mundo" (João 8:12) revelam a fé da Igreja n'Aquele que é Deus feito homem para nossa salvação.

A Árvore de Natal enfeitada e luminosa, é mais um dos símbolos do Natal que se atribui a Martinho Lutero que quis mostrar as pessoas como deveria ser o Céu na noite que Jesus Nasceu.

O personagem Papai Noel (português brasileiro) ou Pai Natal (português europeu) foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro através da literatura. Suas roupas anteriormente tinham aspectos em Marrom e Verde remetendo as vestimentas de inverno e dizem que a maior influencia para o aspecto Vermelho e Brancas foram as propagandas da Coca-cola que também ajudaram e a divulgar o bom velhinho em todo o mundo, mas existem registros de 1886 de um cartunista estadunidense já retratando as vestimentas do Noel vermelhas e dai até hoje o conhecemos como o tal.

Com ou sem Árvores Enfeitadas, Presépios, Meias esperando presentes, Noel, Renas e Chaminés... desejo a você Leitor e AMIGO um FELIZ NATAL e muitas felicidades através do Menino Jesus que veio ao mundo com o propósito de mudar a humanidade e que de fato vem fazendo a mais de 2000 anos e que jamais qualquer ciência (humana, exata ou religiosa) conseguirá explicar!
Então:

Nenhum comentário: